Acupuntura Veterinária
São Paulo (11) 9.9993.7304
 
Alto índice de recuperação através da Acupuntura Veterinária e Medicina Tradicional Chinesa (MTC)
Reabilitação Veterinária
CÃES
  Adestramento
  Comportamento
  Curiosidades
  Castração
  Cães Idosos
  Dicas e cuidados
  Dicas de nomes
  Nutrição
  Primeiros Socorros
  Principais Doenças
  Filhotes
  Vacinas
  Vermifugação
   
GATOS
  Adestramento
  Comportamento 
  Curiosidades 
  Castração 
  Filhotes
  Primeiros Socorros 
  Principais Doenças
  Vacinas
  Vermifugação
   
Clínicas
Hotéis
Pet Shops
Gatis e Canis
Laboratórios
Parceiros
   
ESPECIALIDADES
  Acupuntura
  Anestesiologia
  Cardiologia
  Dermatologia
  Eletrocardiografia
  Endocronologia
  Nefrologia
  Neurologia
  Odontologia
  Oftalmologia
  Oncologia
  Ortopedia e Traumatologia
  Radiologia
  Ultrasonografia
   
Raças
Adote um animal (doa-se)
Animais desaparecidos
Animais encontrados
Classificados
   
Links úteis
   
VETERINÁRIO E ESTUDANTE
  Manual Merck de Veterinária (on line )
  Artigos e publicações científicas

Cães - Adestramento

Quando o assunto é adestramento logo nos vem à mente a imagem daqueles cães de circo que fazem mil estripulias, alegrando a criançada e encantando os mais velhos. Outras vezes pensamos nos cães de guarda em suas ações de ataque e defesa.

Mas será que isto é adestramento?
Podemos dizer que essas são modalidades de adestramento. Como definir, então, adestramento?

Existem muitas técnicas e muitos profissionais neste ramo. Vamos usar aqui uma definição que tente abranger todos estes diferentes conceitos com o objetivo de mostrar de uma maneira prática o que é o adestramento.

O adestramento é um meio, uma forma de treinamento na qual o proprietário ou condutor prepara seu companheiro para atender determinadas ordens (comandos) com um objetivo final, que pode ser a simples obediência, o trabalho de guarda, truques e a convivência em sociedade.


E como fazer com que este treinamento dê certo?
As técnicas mais modernas de adestramento levam em consideração conceitos como comportamento animal e a relação homem-animal. O ponto mais positivo deste processo é seu interesse em melhor relacionar-se com seu cão, estabelecendo com ele uma convivência na qual as expectativas de ambos sejam satisfeitas.

Isso leva muito tempo?
Vai depender da sua dedicação, de sua atenção e do interesse que você souber criar em seu cão pela atividade.
Para trabalhar melhor estes aspectos, você deve conhecer alguns conceitos antes de pensar em começar qualquer tipo de relacionamento com seu cão — quanto mais adestrá-lo.

Como seu cão vê você?
O cão é um animal que, desde os primórdios de sua existência na face da Terra, estabeleceu um grupo hierárquico denominado matilha, no qual existem rígidos conceitos de dominância e submissão entre seus membros.

Você e sua família não passam de membros de uma matilha em especial para seu cão. Mas cabe a você aprender a tomar o lugar de líder desta matilha para que seu cão tenha o respeito que é necessário ter pelo dono.

Como seu cão se relaciona com você?
O relacionamento deve se basear na devoção e amor, seu cão deve ter a certeza de quão importante ele é para você. Assim, ele assim estará mais predisposto a agradá-lo.

E você como deve se relacionar com seu cão?
Você deve estabelecer uma relação de troca com seu cão. Ele deverá sentir a recompensa por estar fazendo aquilo que se espera dele.

O que é mais importante neste relacionamento?
Crie uma situação onde seu cão esteja atento a você o tempo todo. Assim, ele poderá aprender com mais rapidez aquilo que você espera dele.

Conceitos Básicos do Adestramento para o Uso da Correia

O adestramento completo para o uso da guia é um processo gradual. Entretanto, os conceitos básicos para o mesmo constituem uma parte essencial do adestramento básico dos filhotes de cães. Comece fazendo com que seu filhote use uma coleira. Ele poderá resistir no começo, mas não desista; para a segurança dele, esta é uma regra que não deve ser quebrada. Uma vez acostumado a usar a coleira, comece deixando que ele arraste a guia pela casa, sob sua supervisão. Quando for hora dele fazer suas necessidades, leve-o, preso na guia, até o lugar reservado para isto. Acostume-o a andar do seu lado esquerdo simplesmente colocando-o ali toda vez que você o levar para fora. A maioria dos filhotes de cães aprende a gostar de sua guia uma vez que ela passa a ser um sinal de que eles vão sair de casa - e os cãezinhos gostam de explorar!

Junto
Assim que o seu filhote estiver acostumado com sua guia, você poderá introduzir o comando "Junto". Fique de pé com o seu filhote do seu lado esquerdo e comece a andar. Fale com ele e mantenha-o concentrado em você, tornando-se a coisa mais interessante no seu raio de visão. Quando ele se distrair e correr na sua frente, como certamente ele o fará, chame-o pelo seu nome e diga "Junto", e faça uma volta em "U" para a direita. Ela se encontrará atrás de você e correrá de volta para o seu lado. Elogie-o e repita. Torne isto uma brincadeira para o seu filhote e, com seu estímulo, ele aprenderá rapidamente.

Venha
Este comando básico de adestramento deve ser iniciado desde o primeiro dia em que você trouxer seu filhote para casa. Como no caso de todos os comandos básicos, você deve anunciar sua intenção chamando o nome dele em primeiro lugar, seguido do comando de uma palavra - isto é, "Max, venha!" Faça o convite da forma mais atraente possível, com uma voz entusiástica. Quando ele chegar até você, elogie-o efusivamente. Se ele não vier imediatamente, dê um puxão na guia e, em seguida, guie-o até você.

Se você estiver tendo dificuldade em conseguir que seu filhote venha até você, examine sua técnica. Você está usando o nome dele, conseguindo sua atenção? Agache-se até o nível dele e ponha muita energia num comando entusiástico. Elogie-o bastante e repita rapidamente - os filhotes gostam de aprender a vir até seu líder. Nunca empregue o comando "Venha" num tom zangado nem o chame para uma punição. "Venha" deve ser visto como um comportamento positivo.

Senta
Ensinando seu filhote a se sentar você poderá mantê-lo fora de um mundo de problemas e fazer maravilhas pela sua relação com ele - e, com oito semanas de idade, ele está pronto para aprender este comando básico. Comece chamando a atenção do seu filhote e, em seguida, empregando o nome dele e o comando "Max, senta", ajude-o, gentilmente, a ficar na posição sentada dobrando suas pernas traseiras. Uma vez sentado, elogie-o. Repita o exercício freqüentemente para reforçar o adestramento.

Você também pode ensinar o comando "Senta" com uma recompensa na forma de alimento. Assim que você conseguir sua atenção, faça-o acompanhar o snack enquanto você o movimenta, vagarosamente, para cima e sobre a cabeça dele. Ao acompanhar o alimento, ele terá que se sentar.

"Senta" é um excelente comando para adestrar um filhote para elogios. Uma vez estabelecido em sua mente que sentar-se é a forma segura de receber elogios, você jamais terá que se preocupar sobre como evitar que ele pule sobre você ou outras pessoas para chamar a atenção.

Copyright © 2008 - Dr. Juliano T. Tuboni
Todos os direitos reservados.