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Cães - Comportamento
OS CÃES E AS CRIANÇAS Os
pais que gostam de estimular a inteligência em seus filhos agora
podem encontrar um grande aliado na própria família: o cachorro
de estimação. Quem divulga a boa nova é a revista
Dog Fancy, publicada há trinta anos nos Estados Unidos. Crianças que passam um tempo significativo com o animal de estimação da família têm melhor desempenho em testes de inteligência. "E se considerarmos também a empatia, ou seja, a compreensão do que se passa com os sentimentos das pessoas, crianças que interagem com pets têm notas maiores nos testes dessa natureza", diz Poresky. Em
primeiro lugar, é uma ótima idéia você querer
compartilhar com seus filhos a responsabilidade pelo seu animal de estimação.
Todavia, é importante que você atribua as tarefas de acordo
com a idade de cada um deles. Eis alguns exemplos do que você pode
esperar: Criança de 5-7 anos de idade - Este grupo etário é capaz de realizar algumas das tarefas acima mencionadas (dar alimento e água e fazer a higiene) sem a ajuda dos pais. Ainda assim, você não pode esperar que uma criança desta idade se lembre de executar tais tarefas sem lembretes amigáveis da mamãe e do papai. Criança de 8-12 anos de idade - Os pais ainda precisam supervisionar as crianças deste grupo etário em algumas tarefas, como, por exemplo, levar o cão para passear. Não é aconselhável que uma criança com menos de 10-12 anos de idade leve o cão para passear sem a supervisão de um adulto. Porém, a criança pode dar alimento e água, bem como brincar com o animal de estimação, sozinha (dependendo do temperamento do animal e da área para exercícios). Adolescentes - Dependendo da maturidade do seu adolescente, você pode, algumas vezes, permitir que ele/ela assuma total responsabilidade pelo animal, inclusive de alimentá-lo, recolher o excremento, levá-lo ao veterinário e exercitá-lo. Permitir que o adolescente leve o cão a aulas de obediência também pode constituir uma boa atividade para ambos. De uma maneira geral, o ambiente familiar tem uma grande influência sobre os resultados de testes que avaliam a inteligência em crianças, mas segundo o professor Poresky, "o relacionamento com um pet também é um fator significativo para facilitar o desenvolvimento cognitivo e social". |
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